Entenda o que é neuromarketing e saiba como aplicá-lo
Quer entender o comportamento dos seus consumidores? A resposta pode estar no neuromarketing
14 de Setembro de 2020 / Julia Amantini
O neuromarketing é a ciência idealizada para estudar e compreender os principais fatores que influenciam um consumidor na sua decisão de compra, o autor desta denominação é o professor Ale Smidts, da Inglaterra. Além disso, este estudo permite traçar técnicas de vendas mais atrativas e específicas para sua empresa. 
 
Entendendo melhor a ciência
O processo de decisão de compra ocorre na maioria das vezes, no subconsciente de cada pessoa. Nosso cérebro absorve com frequência as informações do ambiente para conduzir um determinado comportamento, que nos levam as nossas ações.
 
Por esta razão, o conteúdo da sua empresa tem papel fundamental na condução do cliente a escolher a sua marca ou produto, já que tudo aquilo que ele vê ou assiste nas redes sociais exerce o que chamamos de efeito priming no cérebro, interferindo de forma inconsciente nas suas decisões.
 
Como usar essa técnica para sua produção de conteúdo? Veja a seguir:
 
Imagens atrativas são uma ótima opção
Os conteúdos visuais são grandes aliados para fazer com que a sua mensagem se destaque. Use imagens relacionadas para trazer a força da persuasão, como a foto do próprio produto que você deseja vender ou o conceito da sua mensagem.
 
Psicologia das cores
Cada uma das cores afeta nossas emoções de diversas maneiras, por isso grandes marcas optaram por cores chamativas diretamente relacionadas com a sua mensagem, o McDonald’s é o exemplo mais claro disso. A marca utiliza a cor amarela em sua logo, por se tratar de um tom chamativo e que desperta o apetite do consumidor.
 
Posicionamento dos elementos da imagem
Os elementos de um post para redes sociais ou a embalagem de um produto, devem estar bem posicionados, em destaque para o visualizador, que tende a manter sua atenção à sua frente.
 
Gatilhos mentais
A ideia dos gatilhos é transmitir ao consumidor uma informação mais objetiva e que desperte nele a necessidade de consumo imediato. Os mais utilizados são
o de escassez e de exclusividade.
 
O de escassez movimenta as pessoas pelo sentimento de que elas podem perder algo muito bom e único. O receio de sentir essa frustração faz com que esse gatilho mental convença alguém a realizar uma ação. Exemplos: compre já! Oferta por tempo limitado! Estoques acabando!
 
Outro gatilho é o da exclusividade. Ele é muito utilizado em estratégias de Marketing de Conteúdo que oferecem materiais exclusivos para seus assinantes.
 
Layout do Site
O neuromarketing também influencia no design do seu site ou blog. Para entender o comportamento das pessoas quando visitam a sua página, fale com o seu programador sobre os testes A/B e o uso de mapas de calor, para avaliar a interação dos seus visitantes e aquilo que mais tem os atraído.
 
As técnicas de neuromarketing podem trazer muitos benefícios para o sucesso do seu negócio e sua relação com o consumidor. Que tal começar aplicar essas técnicas hoje mesmo? Se precisar de ajuda, fale com a gente!
 
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