Você aposta na satisfação dos seus clientes?
Entenda mais sobre a experiência e satisfação dos seus clientes em relação ao seu produto ou serviço.
24 de Julho de 2020 / Julia Amantini
Muitos fatores contribuem para o sucesso (ou fracasso) de um negócio, e a satisfação do cliente é um dos principais. Hoje em dia, por mais que você entregue um bom produto, tenha um preço competitivo e oferte variedades, não pode deixar de investir na satisfação do cliente, já que esse fator diz muito se o seu negócio terá êxito ou não nessa grande competição de marcas do mercado atual.
 
A satisfação do cliente, está relacionada ao que ele sente e pensa em relação à experiência que teve com a sua marca. Ou seja, essa satisfação é percebida pelo consumidor a partir do momento em que ele adquire o seu produto ou serviço e assim pode compará-lo com suas expectativas anteriores. E se essa sensação de satisfação não for atendida, consequentemente isso remeterá a uma má lembrança quando ele se pensar na sua marca.
 
Mas, você deve estar se perguntando: como mensurar a satisfação dos meus clientes? Nós elencamos algumas estratégias a seguir:
 
Seja acessível
Muitos clientes se decepcionam ao procurar por um produto e não encontrar aquilo que estão buscando. É por este motivo, que a sua marca deve ser mais acessível e visível, isso pode ser feito com a ajuda do marketing de diversas maneiras.
 
Por exemplo, se você vende seus produtos pela internet, o seu site precisa estar nas primeiras posições do Google, para que seja facilmente encontrado por seus clientes potenciais, a presença nas redes sociais também é indispensável na hora de vender. Uma boa estratégia de Inbound Marketing e SEO, resolve tudo e claro, nós podemos te ajudar!
 
Tenha em mente que não adianta ter um bom atendimento se o seu consumidor tem dificuldades de entrar em contato com você. Quanto mais acessível você for, mais clientes entrarão em contato, para tirar dúvidas, solicitar orçamentos e assim finalizar a compra.
 
Faça constantemente uma pesquisa de satisfação
Após cuidarmos de todo seu marketing e atrair o cliente até você, posicionando e promovendo seu produto/serviço, você precisa saber se o público está satisfeito com aquilo que foi entregue. Por isso, realize uma pesquisa de satisfação online para entender melhor os seus clientes e o seu negócio. Nesta etapa é importante deixar um espaço para que ele escreva a sua opinião ou dê alguma sugestão de melhoria, ou que ainda faça um elogio.
 
Recebi um feedback negativo e agora?
Ninguém fica feliz com isso, mas este tipo de feedback é ainda mais importante do que os elogios. É a partir das críticas, que a sua empresa pode repensar os caminhos e perceber quais são as falhas no processo. 
 
Quando um cliente fica insatisfeito com uma determinada marca, provavelmente ele vai compartilhar da sua experiência negativa com outras pessoas, o que atrapalhará muito o andamento do seu negócio. Tenha em mente: melhorar é bom e sempre possível.
 
Coloque-se no lugar do seu cliente
Coloque-se no lugar do seu consumidor, para que você veja a situação com os olhos dele. Só assim é possível colocar em prática ações certeiras, que irão agradá-lo e surpreendê-lo. Afinal, saber como ele se sente é de grande importância para que ações futuras.
 
Supondo que você envia os seus produtos para todo o Brasil, é interessante mandar junto uma cartinha carinhosa explicando mais sobre o que o seu cliente está recebendo e também agradecendo pela compra. Outra ideia, é oferecer descontos generosos na primeira compra, para que ele conheça a sua marca e mantê-los nas próximas compras em porcentagens ou valores menores, para fidelizar o seu consumidor.
 
Você está pronto para começar realmente a colocar os seus clientes em primeiro lugar? Comece implantando as nossas estratégias. Também é importante realizar uma análise constante dessas informações de satisfação, elas servirão como uma bússola para o seu negócio, apontando os direcionamentos mais adequados rumo aos bons resultados.
 
Lembre-se: cliente satisfeito, sempre volta!
 
Veja também: https://bit.ly/3jE2Mco
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