Empreendedorismo digital: tudo o que você precisa saber
O empreendedorismo digital dispensa espaço físico e atendimento presencial, ideal para este período e para flexibilidade
15 de Julho de 2020 / Julia Amantini
Primeiro, precisamos entender o que é de fato o empreendedorismo digital. A delimitação mais fácil de empreendedorismo digital é basicamente quando um negócio é totalmente, ou majoritariamente, montado e comandado na internet. 
 
O empreendedorismo digital é um modelo de negócio inovador e que dispensa espaço físico, gastos com aluguel e atendimento presencial, sendo ideal para quem busca investir pouco inicialmente. Agora, vamos elencar algumas razões para você focar nesse tipo de negócio, principalmente neste período de isolamento social:
 
Produtos e vendas online estão em ascensão
Uma pesquisa realizada pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), e pelo Movimento Compre&Confie, mostrou que a categoria de bens de consumo chegaram a ter crescimento de mais de 100% no comércio online. A pesquisa comparou vendas realizadas em fevereiro e março do ano passado com o mesmo período deste ano.
 
Os consumidores já se adaptaram a esse novo formato de compra, inclusive 74% deles preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas, segundo a E-Commerce Brasil.
 
Com o empreendedorismo digital você ganha tempo e dinheiro
Essa atividade pode ser conciliada com sua profissão ou suas obrigações pessoais, além disso, é possível empreender digitalmente enquanto ainda se está estudando. Esse tipo de negócio também é ideal para quem deseja passar mais tempo com a família, pois você pode trabalhar em casa, se preferir.
 
Crie seu próprio mercado 
Já ouviu falar em mercado de nicho? 
Essa expressão se refere a uma parcela bem específica de consumidores que têm suas particularidades e necessidades.
 
Para conquistar o seu espaço, é interessante criar produtos ou serviços especializados e voltados para atender às necessidades de um determinado grupo, por isso, pense qual público você deseja atingir para se diferenciar e se destacar diante da concorrência.
 
Empreendedorismo digital aliado ao marketing
Invista no marketing interativo, afinal essa é uma ótima estratégia para interagir e estabelecer um diálogo constante com o seu público consumidor de interesse.
 
O foco dessa estratégia não é apenas a aquisição de novos clientes, mas também criar um vínculo dessas pessoas com a sua marca, para conseguir atraí-las e fidelizá-las. 
 
Economia 
Para começar o empreendedorismo digital, você só precisa de um computador com acesso à internet, como já mencionamos anteriormente você  economizará muito com o aluguel de um espaço e todas as despesas fixas decorrentes disso.
 
Faça um bom planejamento
É necessário estabelecer diretrizes, objetivos e calcular suas primeiras ações. Também é importante pesquisar muito sobre o mercado que você pretende investir, como ele se manteve durante essa pandemia e fazer uma previsão sobre quais são os próximos passos dele.
 
Neste momento, as soluções online tornaram-se uma salvação para muitos empreendedores, inclusive, empresas que antes atuavam apenas no offline passaram a migrar para o online, buscando saídas enquanto o distanciamento social é necessário. 
 
Investir no empreendedorismo digital é um processo que exige uma atenção especial. Isso porque o mercado está em constante mudança, e é preciso se diferenciar em meio a tantas opções.
 
Leia também: https://bit.ly/3e5c7qq
veja também:
Nos siga nas redes sociais e fique de olho em nossos conteúdos!
ÁREA DO CLIENTE