Tudo sobre como vender no WhatsApp
Aposte nessas dicas que vão otimizar sua forma de vender on-line utilizando o WhatsApp
10 de Junho de 2020 / Julia Amantini
O perído de isolamento social por conta da pandemia representou uma queda significativa nas vendas em diversos setores da economia. Após essa fase, muito negócios provaram que foi possível manter o contato com o cliente e equilibrar seu faturamento. Mas o caminho para esse sucesso foi apostar nas vendas on-line por meio do WhatsApp.
 
Para quem ainda não conhece, o WhatsApp Business fornece ferramentas para classificar e responder as mensagens, de maneira rápida e automatizada, facilitando o trabalho de quem usa o app.
 
Essa versão foi desenvolvida para pequenas empresas que agora usam o WhatsApp Business para se conectar com seus clientes, fazer negociações e também para fechar transações. Além disso, você também pode configurar mensagens automáticas de saudação ou de ausência para os seus clientes.
 
Como baixar o WhatsApp Business
O WhatsApp Business está disponível na loja de aplicativos do seu celular, basta buscar pelo seu nome. Vale notar que há um "B" de Business sobre o balão do WhatsApp, para se diferenciar.
 
Passo 1- Baixe o WhatsApp Business e abra o app,
Passo 2- Toque em "Concordar e Continuar",
Passo 3-Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
Passo 4- Insira e verifique seu número de telefone comercial.
 
Como editar seu perfil comercial
A primeira coisa que o aplicativo vai sugerir é que você crie o seu "Perfil comercial". Poderá incluir informações úteis para seus clientes, como seu endereço físico com direito a mapa, descrição da sua empresa, horários, endereço de e-mail e site.
 
Lembre-se: não use o seu número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp. Por mais que você tenha um número bastante conhecido, com vários contatos no aplicativo, ter um novo exclusivamente para o negócio é muito mais profissional.
 
Como iniciar a conversa com seus clientes
Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente, por isso, jamais envie mensagem não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.
 
Na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais, o que seria péssimo para a sua reputação empresarial. Por esse motivo, comprar listas de números é uma péssima ideia.
 
Também é muito importante oferecer conteúdo constante aos seus clientes, mas de forma de não seja tão invasiva. O envio de dicas relacionadas aos itens que vende pode ser uma poderosa ação de Marketing de Conteúdo.
 
Por exemplo, se você vende roupas, pode apresentar aos seus contatos dicas rápidas para dobrar e guardar sem amassar, mas se você presta algum tipo de serviço ou assessoria pode enviar notícias relacionadas a esse tipo de assunto.
 
Faça esse envio tanto no formato de texto quanto em vídeos e veja como isso ajuda no engajamento dos clientes! Na hora de fechar negócio, talvez essa comunicação seja uma fator decisivo para que ele escolha você e não o seu concorrente.
 
Utilize os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma técnica de convencimento do usuário, tocando em aspectos considerados chave para a sua tomada de decisão.
 
Pode ser, por exemplo, o gatilho da escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe. Ou o da urgência, que o induz a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única.
 
O segredo é saber mexer com as emoções do cliente e tirá-lo da zona de conforto!
 
Catálogo de produtos no WhatsApp Business
Se você ainda não possui uma loja virtual ou um site mostrar todos os seus produtos com facilidade, o Catálogo de produtos é ideal para o seu negócio!
 
Dentro do catálogo você pode colocar o nome do produto ou serviço, as fotos, uma descrição, o preço, o link para pagamento e até o código do produto. Após salvar essas configurações, é preciso esperar que aprovem o seu produto e que ele fique disponível para divulgação.
 
Além disso, você também pode enviá-lo para outras pessoas, como se fosse fazer o envio de uma foto ou vídeo.
 
Use o status do WhatsApp a seu favor!
Esse recurso funciona da mesma maneira que os Stories do Facebook e Instagram e fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.
 
No caso do WhatsApp, a funcionalidade se chama status. Você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede e assim, todos que tiverem o seu número na agenda irão visualizar a sua mensagem.
 
Aproveite para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda!
 
Agora, você já tem informações para construir a sua estratégia e conquistar clientes. É possível implementar essas estratégias em sua empresa e usufruir de grandes benefícios para suas vendas.
 
Não se esqueça: divulgue seu contato de WhatsApp nas suas redes sociais e aproxime-se de seu público!
 
Veja também: https://bit.ly/2MOGXaF
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