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Estratégias para aumentar o fluxo de caixa em tempos de crise | Agência i-Think Marketing de Resultado
Estratégias para aumentar o fluxo de caixa em tempos de crise
Confira algumas dicas que podem ajudar sua empresa a gerar receita em um período de crise
07 de Abril de 2020 / Julia Amantini
#estrategia #fluxodecaixa #crise #economia #empresa
O período de recessão provocado pelo covid-19 está afetando grandes, médias e pequenas empresas em todo o país, abrangendo diretamente bilhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial do Comércio, em 2018, as pequenas e médias empresas representam cerca de 70% do emprego global no mundo corporativo. Nas economias em desenvolvimento, no caso do Brasil, esse segmento responde por mais de 55% do PIB.
 
Pensando na atual situação, elencamos algumas estratégias para movimentar o fluxo de caixa da sua empresa. Confira a seguir!
 
A importância do planejamento financeiro 
Agora mais do que nunca o planejamento financeiro é uma das ferramentas mais eficientes na estratégia do seu negócio. Essas projeções podem ser utilizadas com uma boa análise mercadológica aliada a experiência do consumidor, ao utilizar seu produto ou serviço.
 
O planejamento financeiro serve também para analisar o cenário atual do negócio, tanto em termos de receita, quanto de despesas e ajuda na projeção de metas futuras a partir das informações obtidas. Provavelmente, muitos empresários após este período de crise, estarão mais dispostos e abertos com relação a ideia desse tipo de planejamento.
 
Avalie os custos
O empreendedor deve conhecer a fundo todos os custos da sua empresa, para ser capaz de avaliar aqueles que são imprescindíveis para manter o seu negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, como o que estamos passando agora,  é necessário priorizar custos que são fundamentais e cortar ou reduzir os demais.
 
Separe as despesas pessoais das empresariais
Se você tem o hábito de misturar suas contas pessoais com as da empresa, deve mudar isso a partir de agora. As chances da sua empresa entrar no vermelho são muito grandes.
O lucro da empresa não pode ser confundido com o seu lucro enquanto empresário. Ele tem várias finalidades, como realizar investimentos, reservar capital de giro e efetuar o pagamento de todos os funcionários.
 
Negocie suas dívidas
Negocie com os credores uma condição para estender os prazos e saldar sua dívida de uma forma que não quebre ainda mais o desempenho da empresa. Aproveite as oportunidades que o governo está oferecendo para protelar o pagamento de alguns tributos. Fique atento a essas notícias! 
 
Estude seu modelo de negócio
Aproveite o tempo em casa, para explorar o seu diferencial e inovar seus produtos ou serviços. Não é preciso que o produto em si seja inovador, mas sim a forma como seu marketing é pensado. Alguns exemplos interessantes são: repaginação da aparência do produto, bons descontos para compras maiores.
 
Elabore um planejamento estratégico
Após essa fase de turbulência, como gestor, você precisará assumir uma grande responsabilidade e comandar a empresa para que ela volte a estabilidade. Durante a pandemia, pense em disponibilizar vouchers para compra antecipada, no caso da venda de produtos, isso ajudará levantar o seu faturamento.
 
Como minha empresa pode se beneficiar da compra antecipada?
Para não precisar demitir os funcionários e fechar de vez, alguns estabelecimentos tiveram a ideia de oferecer vouchers com descontos ou vantagens para as próximas visitas, os restaurantes estão utilizando muito esta estratégia. O cliente compra o serviço agora, mas só vai usá-lo no futuro, quando a crise estiver sob controle e os estabelecimentos reabrirem. 
 
Essa pode ser a solução para muitas empresas, já que diversos estabelecimentos viram seu faturamento cair repentinamente e com isso podem “respirar” por mais um mês. Se isso funcionar com o seu tipo de negócio, invista!
 
Esperamos ter ajudado você com essas dicas e lembre-se: tenha calma! Essa crise não vai durar para sempre. Agora, é preciso concentrar suas forças e enfrentar essa situação, sabendo que tudo voltará ao normal com um bom planejamento. E se precisar de boas estratégias com o seu marketing, estamos dispostos a trabalhar por você!
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