A notícia que movimentou a semana foi o fato do aplicativo Instagram iniciar os testes aqui no Brasil para acabar com as curtidas em fotos e as visualizações de vídeos. Segundo a empresa, essa medida foi adotada para que os usuários sejam mais engajados com os conteúdos ao invés de buscar uma aceitação social com o número de curtidas nos posts. Em nota, a empresa afirmou: “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”.
Vale lembrar, que essa iniciativa teve início no Canadá seguido pelo Estados Unidos e renderam resultados positivos. Além do Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia também vão experimentar a novidade, mas ainda é preciso tempo para entender como isso irá afetar a experiência dos usuários na plataforma.
A partir de agora, somente os donos da postagem poderão ver a quantidade de curtidas. Por isso, os criadores de conteúdo terão que mostrar muito engajamento através dos comentários, já que além do número de seguidores, essa será a única maneira de verificar a autoridade dos perfis.
Mas, para quem vive das curtidas para se promover profissionalmente, este deve ser um divisor de águas. Será que a retirada dos likes vai mudar a vida dos influenciadores digitais? Só o tempo irá dizer.
Por enquanto, a iniciativa foi comemorada por personalidades, como o cantor Luan Santana, Kéfera Buchmann atriz e digital influencer, Felipe Neto e Carlinhos Maia que estão na lista dos maiores influenciadores digitais do Brasil, com 16 milhões de seguidores em seu perfil, Carlinhos comentou sobre o assunto no Twitter: “Eu como influenciador, achei ótimo tirar os likes e visualizações. As pessoas estão adoecendo, por números, buscando cada vez mais destruir os outros pra conseguir likes nos comentários. Achei fantástico!”